quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Empresas dizem sim a inovação

Parece mesmo que a palavra inovação saiu da teoria e veio para a prática. Pelo menos foi o que se percebeu em grande parte dos produtos expostos na 10ª edição da Texfair – Feira Internacional da Indústria Têxtil, que aconteceu entre os dias 12 e 15 de maio, em Blumenau, Santa Catarina. Reposicionamento de marcas, novos produtos e novas tecnologias estão entre as estratégias de inovação utilizadas pelas empresas na tentativa de driblar momentos difíceis e foram apresentadas durante a feira para um público estimado em 25 mil pessoas. Entre eles, jornalistas e compradores internacionais trazidos pela ABIT, por meio do Texbrasil, Programa desenvolvido em parceria com a Apex-Brasil.

A Hering dá continuidade ao projeto de reposicionamento da marca iniciado em 2007. “A idéia das lojas Hering Store, com novo lay out, é apresentar produtos com mais valor agregado, mais moda. Das nossas 230 lojas no Brasil, mais da metade já está com o novo conceito”, informa Marcos Ribeiro Gomes, diretor de Marketing. O investimento no jeans é outra aposta da empresa que já existe há 128 anos. “Aumentamos a variedade das peças através da parceria com tecelagens, como Vicunha e Santista, por exemplo”, cita. Segundo ele, os investimentos já trazem bons resultados. “O nosso faturamento no primeiro trimestre de 2009 é 35% maior do que o alcançado no mesmo período no ano passado”, relata ele. Marcos Ribeiro Gomes disse, ainda, que o jeans foi resgatado e passou a ser o carro-chefe da dzarm., marca da Hering voltada para o público das classes A e B, com idade entre entre 18 e 28 anos. Já a PUC, marca infantil da empresa, aposta na inovação do lay out e na interatividade com o público. “Crise é uma palavra que não entra na empresa”, reforça o diretor da Hering.

Focando nas classes sociais A e B, a Teka aposta em produtos com um número de tramas maior. “Antes a empresa usava 180 fios. Agora apresentamos peças com 250 e 300 fios”, comenta o diretor de Exportação, Marcelo Stewers. Com 83 anos de existência e 25 mil clientes no território nacional, a crise econômica mundial também fez com que a Teka investisse em novos mercados. “África, Oriente Médio e Estados Unidos estão entre alguns de nossos destinos para exportação”, conta o diretor.



A marca Enfim inova introduzindo o jeans na coleção. “Trouxemos para a Texfair as nossas primeiras peças jeans e em sarja, para completar a gama de produtos. Acreditamos que além de solidificar a marca, essa ação também pode refletir na conquista de novos clientes”, anuncia a estilista Karina de Paula. Direcionada para o público jovem (15 a 25 anos), a Enfim também aposta na interatividade. “Criamos um blog (www.enfimblog.com.br) para interagir mais com eles, através de notícias e até concursos. Afinal, ‘conectado’ é nosso slogan”, acrescenta.



Já a Malwee acredita que a diferença é investir em equipamentos. “Inovar para nós significa apostar em tecnologia de ponta, em maquinário”, salienta o gerente de Marketing, Wilmar Raboch. Atuando estritamente no mercado interno para as classes C e D, a Malwee produz três milhões de peças por mês, que são distribuídas para os seus 20 mil pontos de venda espalhados pelo Brasil. “Temos orgulho de garantir que o nosso processo produtivo seja sempre o menos agressivo possível para o meio ambiente e temos alcançado índices superiores aos exigidos por lei”, comemora ele.



A grife infantil Carinhoso (0 a 16 anos) investiu numa nova campanha de mídia e também apresentou uma coleção mais requintada. “Inovamos usando tecido plano e fio tinto na coleção”, declara a estilista Adriana Jost. “Sentimos a necessidade do mercado e incluímos cinza e preto na cartela de cores da nossa coleção feminina. O fio tinto em xadrez e listrado compõe as roupas dos meninos”, explica ela. Com cerca de 10 mil pontos de venda no País, a marca também alterou o slogan que passa a ser “Carinhoso – carinho amor criança”.



A Texfair 2009 reuniu mais de 200 empresas que representam aproximadamente 400 marcas de Malharia, Decoração, Vestuário e Cama, Mesa e Banho.



Fonte: http://www.friburgomodaintima.com.br/index.php?conteudo=noticias_detalhes&codigo_noticia=483

Pamela Rey

Nenhum comentário:

Postar um comentário