segunda-feira, 26 de outubro de 2009

vestuário infantil direciona novos investimentos

Um bilhão de peças. Este é o número que dimensiona o mercado de roupas infantis no Brasil, que apresenta crescimento médio de 6% ao ano. Somente em 2008, as confecções para os pequenos foram responsáveis por 15% do faturamento total do segmento de vestuário, o equivalente a US$ 4,5 bilhões. Mais procuradas, as peças femininas representam 70% dos itens vendidos.
Crianças posam para fotos com criações de Adriana Barra


De olho neste promissor mercado, marcas nacionais consagradas pela moda adulta passaram a investir em crianças, que cada vez mais demandam produtos diferenciados. É o caso da estilista Adriana Barra, que em outubro do ano passado criou a linha infantil Boobooska. “A coleção para crianças vem da junção de elementos que existem nas roupas que faço para as mães. Pegamos modelagens e diminuímos, misturamos tecidos existentes da coleção e tecidos vintages e assim criamos as peças para as pequenas”, explica a designer ressaltando que a maioria das roupas são feitas de matérias primas naturais.Segundo Adriana Barra, todos os produtos são criados com um objetivo: o respeito à infância. “De nada adianta colocar a roupa mais bacana do planeta se ela não deixa a criança à vontade e se não é a cara dela. Gosto de ver tudo pequenininho, mas não gosto deste universo rosinha e azul bebê. Crianças devem usar o que elas querem e não o que a mamãe quer, a não ser que ela queira também... Aí é diferente. Temos que respeitar as diferenças”, reforça.
O estilista Ronaldo Fraga desenha para os pequenos“Ronaldo Fraga para Filhotes” foi pela primeira vez às passarelas um ano depois de ser concebida, em 2003. A linha infantil chama a atenção por trazer o espírito da marca sem repetir os modelos usados pelos pais. Para os pequenos de 0 a 10 anos, muita cor, humor,

conforto, pequenas delicadezas feitas à mão e ilustradas com elementos da cultura brasileira, usando bases 100% algodão orgânico com acabamento soft e linho amassado. A marca não segue tendências. “Buscamos um universo gráfico que possa marcar a infância dessas crianças que serão os adultos que tornarão este mundo muito mais simpático amanhã”, comenta Ronaldo Fraga. A linha infantil divide araras em multimarcas que já trabalhavam a linha adulto. “Nosso maior prazer é provocar nos pais o desejo de ‘cortar os pulsos’ querendo usar as peças. Mas não adianta insistir, porque fazemos só para filhotes”, brinca o estilista.
Recentemente lançada no mercado, a linha infantil da grife Apoena surgiu como conseqüência natural da demanda de sua clientela. Para Kátia Ferreira, proprietária da marca, as principais características do produto infantil são conforto e beleza, nessa ordem. “Observamos que hoje as crianças têm uma vida social mais ampla, que pede roupas elaboradas e diferenciadas. Aliado a esse desejo temos uma fatia de mercado que comporta consumir moda de qualidade”, explica Ferreira.A linha voltada às crianças está em sua primeira edição, com coleção que faz releitura de tudo o que a Apoena já vendeu e vende. Destaque às T-Shirts com malhas de bambu, vestidos, saias, shorts, macacões. Todos os tecidos são 100% algodão e alguns com bordados são inteiramente forrados de seda pura para garantir maciez e conforto. “As roupas para as crianças não são apenas para as meninas, mas para mamães e vovós corujas. É aquela história: nos realizamos em nossos filhos. E quem não quer ver sua princesinha ainda mais linda?”, enfatiza Kátia Ferreira.
Desde 2004 a VR está presente também no mercado infantil, com a linha VR Kids. “Era um pedido antigo de muitos clientes. Detectamos essa oportunidade de mercado, pois não havia nenhuma marca voltada só para garotos”, conta Veridiana Almeida, gerente comercial da marca. A linha para os pequenos é inspirada na linha adulta, com coleções sempre adaptadas para o publico infantil, seguindo um estilo similar, urbano e casual. Segundo Almeida, a adaptação é importante para que os pequenos não ‘percam a infância’. “As roupas são adaptadas justamente para manter esse cuidado, é algo que fica muito perceptível na coleção”, conta. Para o Verão 2010, a VR Kids se inspirou na costa Amalfitana. Situada no litoral italiano, a região é um paraíso onde o mar tem diferentes tons de azuis e se mistura aos penhascos da região formando paisagens diferenciadas. O azul turquesa do mar do balneário italiano é a principal cor para a coleção, acompanhada de um colorido bem suave como os tons pastéis e o branco. As malhas, camisetas e bermudas são produzidas em malha e algodão, tecidos bem leves, que garantem o conforto. As estampas das camisas pólos e camisetas são outro diferencial, com inspiração nas escolas náuticas, brasões e escudos que simbolizam clubes esportivos.

fonte: www.abit.org.br
Ana Carolina Violla Basilio

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