quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A moda além do vestuário

A moda além do vestuário
Seja no Brasil ou no mundo, nas últimas décadas a indústria da moda extrapolou os limites da área têxtil e do vestuário. Desde o surgimento do estilo prêt-à-porter nos anos 50, a moda passou a influenciar outras esferas como o design e a indústria dos cosméticos e perfumaria e se fundiu a muitas áreas da indústria do entretenimento.
Numa era dominada pela sedução exercida pelos meios de comunicação de massa, através da publicidade, do culto às celebridades, da divulgação frenética de “novidades” de toda espécie - de tênis a gêneros musicais -, estar na moda não é mais simplesmente ter acesso e usar a vestimenta adequada a um estilo e a um grupo social. A moda ganhou uma nova amplitude e passou a comandar os gostos em outros campos.
Também nas últimas décadas, tornou-se mais intrínseca a relação entre o estilo de vestir e as opções de vida. A sociedade que emerge após a Segunda Guerra Mundial é mais diversificada e democrática. Assim, a juventude rebelde das décadas de 60 e 70 criou estilos de viver, vestir e de produzir arte que viraram modas específicas como o hippie, o psicodélico, o mod ou o punk (aliás, este criado pela estilista inglesa Vivienne Westwood). Nos anos 80, os jovens executivos do mercado financeiro criaram um estilo de vestir e viver que ficou conhecido como yuppie (acrônimo em inglês para young urban professionals).
Sobre esse fenômeno que a moda provocou ao longo de sua história, o filósofo Gilles Lipovetsky afirma que a moda não é nem anjo nem fera. Para ele, no império da moda há mais estimulações de todos os gêneros, mas mais inquietude de viver; há mais autonomia privada, mas mais crises íntimas. Lipovetsky afirma que tal é a grandeza da moda, que remete sempre mais o indivíduo para si mesmo, e tal é a miséria dela, que nos torna cada vez mais problemáticos para nós mesmos e para os outros.

fonte: http://pessoas.hsw.uol.com.br/industria-da-moda3.htm

Ana Carolina Violla Basílio

Nenhum comentário:

Postar um comentário