segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Enquête: Tendências da Estação

"Explosão étnica, modern woman, olhar vintage e romantismo são os principais temas para as coleções de verão 2010

O mundo da moda não pára... ainda bem! É um dos setores que continua se movendo e mostrando que apesar da atual situação mundial, consegue enxergar o lado positivo e transformar a crise em moda. Debochada ou não, moda é o reflexo do mundo expressa em forma de tecidos, aviamentos, mão de obra e principalmente, muita criatividade e percepção.
Já se passaram os desfiles de Londres, Nova York, Milão, Paris, e por último os do Rio e São Paulo e já se nota o destino das tendências para a primavera-verão 2009-2010.





Explosão étnica: Uma viagem pelos bordados, brilhos e coloridos indianos e sua cultura. A influência africana também faz parte desta temática seguindo o estilo safári chic com maxi-dresses, macacões curtos e utilitários, vestidos-camisa com amarrações, bolsos deslocados e ilhóses.

O guarda-roupa executivo quebra com todo o formalismo trazendo um tropicalismo urbano em uma elegante combinação de alfaiataria andrógina com toques étnicos e gráficos para viajantes do mundo.

Aqui ainda se misturam os vestidos de deusas gregas, longos ou curtos com drapeados, torções, amarrações e o look hippie com pantalonas de cintura alta. Bordados e valorização dos trabalhos manuais como tricô e patchwork. Estampas tribais e referências animais são os pontos altos desta temática, onde plumas e coloridos saturados mostram uma vibrante e jovem tendência.

São visitadas culturas americanas, africanas, indianas e do Oriente Médio, resultando numa explosão étnica com cores muito intensas. O entorno selvagem, desértico e inóspito dessas regiões resulta em imagens fortes.


Modern Woman: Modernidade e urbanidade com referências esportivas. Baseado no sportswear americano dos anos 70 e 80 e conectado com as classes trabalhadoras das grandes metrópoles e na globalização, o tema aborda novas soluções simplificadas para a elegância urbana.

O culto ao corpo se mescla ao sportswear renovado, moderno e contemporâneo. Referência sexy com inspiração na música hip hop traz à tona o retrato de uma cultura urbana, emergente nas classes populares das metrópoles. Mistura do esporte americano com culturas étnicas globais.

Com uma linha que mescla o casual e o conforto, tecidos tecnológicos, cores quentes com tons neutros, couros macios, matelassê. Os clássicos são encarados de maneira inédita sem deixar o visual maçante. A alfaiataria pede tecidos naturais, amassados, misturas de lã e linho acentuam sua identidade urbana com toque brilhoso. Cambraias e tecidos tecnológicos aparecem com suavidade.





Olhar Vintage: O passado é importante no presente para recriar o futuro. Um clima nostálgico é trazido para os novos tempos. A moda dos anos 2000 tem olhado para trás, se apropriando do retrô. A tendência traz influências que se chocam e se harmonizam.

Um olhar para a moda antiga em detalhada releitura dos clássicos dos anos 40, 50, 60, 70, 80 e 90. O design retrô brinca com looks personalizados inspirados na improvisação de peças e estilos. A Art-Déco é inspiração. Formas geométricas, silhuetas justas e assimétricas ou então fluidas e poéticas. A tendência é vanguardista e sexy, fetichista e glam.

É o reflexo de um mundo moderno dotado de tecnologia que busca o saudosismo de décadas passadas para expressar os sentimentos. Enfoque para o jovem de hoje que vive plugado na internet, I-pod, My space, Youtube, e que pertence a um universo on-line onde comunidades se reúnem e trocam informações sobre moda, música, sustentabilidade. O tema agrada consumidores urbanos que defendem a liberdade de pensamento, a diferenciação e vivem a vida de forma criativa e divertida. Esse público quer criar uma cultura própria, tem atitudes espontâneas e positivas, quer viver o aqui e agora, curte arte de rua, grafite.


Romantismo: A ciência e o design buscam constante inspiração na intuição e misturam o real ao imaginário resultando num conceito futurista-humano-emocional. Exalta-se o natural e celebra-se o artificial misturando influências históricas medievais, renascentistas, natureza orgânica, alta performance e tecnologia.

Tendencinhas góticas, boêmias e românticas se unem à tecnologia e resultam em propostas futurísticas e sustentáveis. Da arquitetura que marca presença há algumas estações, novas formas e inovações tecnológicas, sempre com um pé no futuro e uma pergunta na cabeça: 'O que fazer com a moda a partir daqui?'

Laços, flores e delicadas rendas surgem para evidenciar essa tendência, juntamente com os tons suaves. Dobras e pregas, assim como babados, aparecem para acrescentar volumes, especialmente na parte superior do corpo. Aqui o que importa é ser feliz, com qualidade de vida, romantismo e um clima campestre.

Para as cores, além do preto e branco, há um encontro de céu, sol, mar e florestas. Neutros e marrons são quebrados com toques de vivos como laranja, azul elétrico e amarelo. Cores de jóias são adicionadas com vivos elétricos. Cores claras e lavadas com tons naturais como marrom, ferrugem e vinho. O preto, púrpura e pink compostos com tons neutros e claros mais apagados são efeito luxuoso. Aparecem também cores brilhantes e adocicadas, suaves e orgânicas ou então elétricas de cores vivas e neons.

Sobre as estampas... Ah! o verão não seria completo e alegre se não fossem as estampas. Florais, patchwork, étnicas, bichos, geométricas, folhagens, marmorizados, caleidoscópio, artes, enfim, estampa é o que não falta para o verão. "

Fonte: http://www.hiperfashion.com.br/home.cfm?pagina=materia&id=565

E a democracia da moda continua... Em breve muitos mais sobre as tendências da estação.


Pamela Rey

Nenhum comentário:

Postar um comentário