sábado, 3 de outubro de 2009

Havaianas: Todo mundo usa!








Atire a primeira pedra quem nunca teve uma Havainas! As tradicionais sandálias de borracha que já estão no mercado dede 1962, produzidas pela empresa Alpargatas, deixaram o ambiente caseiro ou de praia, para invadir as produções de variados looks.O design ficou mais moderno, sem perder a tradição e identidade que os modelos carregam por toda sua trajetória. As cores, os enfeites e as estampas traduzem o pensamento inovador da marca e fazem a cabeça da mulherada do mundo todo.









O sucesso fez com que as Havaianas fossem copiadas, e as cópias passaram a ser chamadas de “fajutas” nos comerciais da marca. Nos anos 70, uma campanha publicitária estrelada pelo comediante Chico Anysio foi lançada para aclamar a assinatura “As legítimas”, forma encontrada para diferenciar o produto do grande número de imitações que começaram a ser vendidas. Os comerciais continuaram e reuniram um grupo seleto de celebridades que promoveram a marca, entre eles se destacam Juliana Paes, Reinaldo Gianecchini, Cláudia Abreu, Lázaro Ramos, Murilo Rosa, entre muitos outros.Apesar de serem conhecidas mundialmente, foi de algum tempo para cá que as sandálias Havaianas se tornaram tão queridas entre os diversos públicos. Desde as crianças, passando pelos jovens e chegando nos mais vividos, sempre tem um modelo preferido. Ainda, a marca brasileira atinge um grande grupo de consumidores internacionalmente, há quem diga que a marca começou a ser mais reconhecida, depois que os compradores brasileiros descobriram que na Europa, as peças são sinônimos de luxo e sofisticação.




O resultado, em seus 47 anos, é que Havaianas virou artigo de moda e a marca se colocou do lado de grandes empresas internacionais como Channel, que, aliás, vende pares de sua marca junto com a de Havaianas numa ação de co-brand. Anualmente, mais de 160 milhões de pares são vendidos, dos quais 10% são para mais de 80 países espalhados pelo mundo. E se antes era apenas um modelo que ia no pé de todo mundo, hoje são 80, dos quais metade são destinados ao exterior.O que mantém a áurea de um simples chinelo vivo é o fato de ter se transformado em marca. “Havaianas está ligado ao estilo da moda e como hoje ela é uma marca, como Channel, estará sempre na moda”, informa Rui Porto, diretor de Mídia e Comunicação das Havaianas, que vê seu produto vendido desde a farmácia da esquina até às lojas mais requintadas de Paris e Nova York.Combinando com uma diversidade incrível de produções, as Havaianas além de toda qualidade, fazem de suas coleções diferenciais que, não se pode negar, só as legítimas possuem!




Ainda, no mês passado, foi inaugurada a primeira loja conceito do mundo, em São Paulo, chamada de Espaço Havaianas, reunindo mais de 350 sandálias diferentes. Estão lá, desde o tipo mais tradicional, lançado pela São Paulo Alpargatas em 1962, por R$ 8,90 ao mais caro, enfeitado com cristais Swarovski, que custa R$ 250 (para exportação).O projeto da loja é de Isay Weinfeld e ocupa 300 m². Com mosaico de clarabóias no teto e paisagismo lateral, a impressão que se tem é de estar numa praça, inclusive com barraca de feira, que remete à origem do chinelo. Os produtos para exportação ficam num contêiner. E num cubo, está a história da marca. No espaço para a customização da sandália, há uma tela no balcão, em que o produto criado pelo cliente é fotografado e assinado, para ser arquivado numa biblioteca virtual.
Ana Carolina Violla Basilio

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